Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional

PPGGO
por Portal PPGGO Fagen
Publicado: 13/05/2022 - 12:00
Última modificação: 28/08/2024 - 14:28
Imagem ilustrativa
Histórico: 

O curso de Mestrado em Gestão Organizacional foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e teve o seu reconhecimento conforme Portaria do Ministério da Educação de Nº 919, de 18 de agosto de 2016.

Conforme a classificação da CAPES, este curso pertence à grande área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. A unidade proponente deste projeto, Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), possui experiência de atuação nessa grande área, considerando que oferece cursos de graduação em Administração desde o início da década de 1970, bem como de graduação e especialização em Administração Pública à Distância, desde 2011 e mestrado acadêmico em Administração, desde 2003.

Objetivo: 

Os objetivos do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional - Nível de Mestrado Profissional se concentram em:

  • capacitar profissionais para atuarem em funções técnicas e gerenciais com base no desenvolvimento de senso crítico e de habilidades para produção intelectual/tecnológica;
  • atuar com foco em problemas práticos na produção de material intelectual/tecnológico, no âmbito da gestão organizacional de modo a contribuir com o desenvolvimento das organizações em suas diversas funções.
Missão: 

Com a finalidade de caracterizar a sua demanda potencial, destaca-se que o mestrado profissional se diferencia do acadêmico por enfatizar estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho profissional, conforme a Portaria Normativa do MEC 07/09. Para atender aos dois segmentos que formam sua demanda, o curso de Mestrado Profissional em Gestão Organizacional será inicialmente constituído por duas linhas de pesquisa: Gestão Pública e Gestão Empresarial.

Infraestrutura: 

O Mestrado em Gestão Organizacional da FAGEN conta com a seguinte infraestrutura: diretoria, coordenações e salas administrativas.

A FAGEN possui diversas salas administrativas distribuídas entre suas atividades de secretaria, coordenação e apoio operacional. A Diretoria da FAGEN se responsabiliza a providenciar, para o funcionamento do Mestrado Profissional:

  • Um técnico administrativo para atuar na secretaria, bem como espaço físico para o mesmo;
  • 1 sala administrativa para coordenação;
  • Equipamentos para administração do curso: 1 computador, 1 impressora, 2 mesas com cadeiras, 2 armários para arquivos.

Salas de docentes

A FAGEN possui 73 docentes devidamente alocados em salas de professores com computador pessoal, impressoras, acesso à internet, ar condicionado e armários. Os docentes convidados de outras instituições, que podem vir a pertencer ao corpo de professores colaboradores, devem ser alocados em salas já existentes, destinadas aos professores em regime de contrato não efetivo e professores visitantes.

Salas multiuso

A FAGEN conta atualmente com duas salas utilizadas para ministrar aulas e para defesas de dissertação, contendo mesas, carteiras almofadadas, ar condicionado, computador, projetor e quadro interativo.

Laboratórios

Atualmente a FAGEN tem dois laboratórios de informática com aproximadamente 40 computadores. O Programa utiliza um laboratório de informática e estudos, já existente, contendo:

  • 10 computadores (um para cada três alunos considerando período de duração dos créditos a serem cursados em dois anos);
  • Licenças de software para análise quantitativa e para análise qualitativa;
  • Além destes, existem cinco salas multiusuários com infraestrutura para ensino, reuniões e apresentações à distância.

Recursos de Informática

A Universidade fornece diversas bases de dados para download de artigos relacionados à Gestão. Além disso, foi realizada a assinatura da base Economática, que contribui com dados sobre diversas organizações, para uso de análises quantitativas de artigos e dissertações.

Diversos professores do Programa possuem/ possuíram projetos financiados por agências de fomento, e por meio destes, adquiriram licenças de softwares de análise quantitativa para uso nas pesquisas. Além destes, existe uma licença do software qualitativo Mecanalyst, que serve para o estudo de valores pessoais nos processos de decisão de compra.

Biblioteca

A Biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia foi criada em 1976, com a junção dos acervos bibliográficos de oito faculdades isoladas da cidade, cuja incorporação foi concluída em 1978. Em 1989, foi criado o Sistema de Bibliotecas - SISBI, centralizando todas as atividades de aquisição e processamento técnico.

O SISBI é composto por sete bibliotecas e atende toda a comunidade acadêmica da UFU, a comunidade de Uberlândia e região. A área física total do SISBI é de 10.754,75m², sendo que, 1.489,10m2 de área destinada para estudo individual; 2.741,63m2 para estudo em grupo e 6.524,02m2 para serviços internos e acervo.

A área física das bibliotecas é composta por espaços para serviços técnicos e administrativos, acervo, área para estudo em grupo e individual, cabines para estudo em grupo, empréstimo, pesquisa na base local e espaços especializados tais como: hall para exposição, ilha de pesquisa, laboratório de informática, memória UFU, sala de reserva, sala para utilização de materiais audiovisuais, espaço para notebooks, salas de coleções especiais, sala de estudo 24h, anfiteatro e sala de reprografia.

O acervo é composto por livros, teses, obras de referência, periódicos (revistas e jornais), bases de dados, além de coleções especiais (discos em vinil, fitas cassete, CDs, vídeos VHS e DVDs, peças teatrais, cartazes, catálogos de exposições, bienais e artistas, normas técnicas, partituras).

O SISBI assina a base de dados Economática na área de administração: usada para a análise de investimento em ações, atualizada diariamente pela internet, disponível para consulta exclusivamente nas “Ilhas de pesquisa” das bibliotecas. Apresenta séries históricas de indicadores macroeconômicos como inflação, câmbio, juros e outros. Inclui informações sobre empresas listadas em bolsas de valores contendo cotações diárias das ações, demonstrativos financeiros trimestrais, entre outras informações .

Horário de atendimento: 
Segunda a sexta-feira - 8h às 12h00 / 13h às 17h00 Presencial - Segunda e Quarta - das 8h às 12h e das 13h às 17h. Remoto - Terça, Quinta e Sexta - das 8h às 12h e das 13h às 17h.
+55 34 3291-6333 Ramal: 6333
Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica
Av. João Naves de Ávila, 2121
CEP: 
38408-100
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
Campus Santa Mônica - Bloco 5M - Sala 5M 108