Linha de Pesquisa em Gestão Pública

por Portal PPGGO Fagen
Publicado: 13/05/2022 - 12:00
Última modificação: 07/10/2024 - 11:31
Linha de Pesquisa em Gestão Pública

Linha de Pesquisa em Gestão Pública tem como objetivo central investigar de maneira aprofundada o papel das instituições governamentais, sua estrutura organizacional e os processos decisórios que guiam suas ações. A análise dessas instituições vai além de sua conformação básica, envolvendo o estudo das interações complexas entre os diferentes níveis de governo e as entidades públicas e privadas, além de abordar as relações interinstitucionais que afetam a formulação e implementação de políticas públicas. Neste contexto, as políticas públicas são vistas como instrumentos fundamentais para o desenvolvimento social e econômico, exigindo uma compreensão crítica tanto de sua formulação quanto de sua aplicação sobre os mais variados objetos, tais como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Além disso, o estudo da gestão operacional no setor público torna-se indispensável à medida que se buscam melhorias na eficiência, eficácia e efetividade das ações governamentais. Com a crescente informatização e digitalização dos processos administrativos, novas formas de controle e monitoramento informatizado emergem como temas de investigação, envolvendo desde o uso de sistemas de big data até a implementação de tecnologias emergentes, como blockchain e inteligência artificial, para maior transparência e accountability.

A linha de pesquisa também inclui uma análise detalhada das características, desafios e disfunções inerentes à economia e às finanças públicas. A ênfase recai sobre o estudo das finanças públicas em nível local, nacional e internacional, destacando os mecanismos de arrecadação, alocação de recursos e controle orçamentário, além de examinar os impactos de políticas fiscais e monetárias sobre o desenvolvimento socioeconômico. Ao mesmo tempo, são abordados tópicos emergentes na gestão pública contemporânea, como a governança colaborativa, a nova gestão pública (NGP), o governo digital e os desafios da administração pública em um contexto de globalização e crises financeiras internacionais.

 

Dissertações de destaque (2021-2024):

Discente: Pedro Santos Guimarães

Título: Proposta de critérios para dimensionamento de pessoal docente em uma Instituição Federal de Ensino Superior.

Discente: Tatiana Vilela de Souza

Título: Os desafios do Banco Do Brasil como agente de implementação da política pública Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE.

Discente: Daniela Leticia Albiach

Título: Proposta de desenho de processo de execução fiscal da dívida ativa no município de Uberlândia.

Discente: Francielly Rodrigues de Oliveira

Título: Gestão de Compras Públicas: Uma avaliação dos critérios de sustentabilidade nas compras públicas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Discente: Lucila Batista Oliveira

Título: Rompendo o silêncio: acolhimento de denúncias de assédio sexual em uma universidade pública federal brasileira.

Discente: Ellen Ferreira de Melo

Título: Mulheres na política brasileira: repertórios interpretativos na Folha de S. Paulo sobre as candidatas à presidência da república em 2022.